Nossa residência

Instalada na antiga Casa Almeida e Voight, construída em 1928 e tombada como patrimônio histórico, a Itajaí Criativa - residência artística ocupa um espaço de 200m², distribuído em quatro ambientes fluídos e com poucas divisórias.

* Hall, com espaço para exposições;

* Escritório;

* Espaço para produção e formação;

* Sala ampla para apresentações, reuniões, recitais com capacidade para    60 pessoas.

Além de ser a sede da Téspis Cia. de Teatro, o espaço está aberto para utilização de parceiros e interessados e as propostas passam por análise de uma comissão curadora.

Nossa residência
Nossa residência
Nossas fotos
 
Lago e Montanhas
Cabanas na Praia
Roda Gigante
Palmeiras
Pela Cidade de Bicicleta
Montanhas
50016561818_e83d829882_o
50017091876_db4474859d_o
50017089716_60e76d1610_o
50017343072_0d973404a7_o
50017343927_7bcfa3f6cc_o
50017343952_74c0e417ea_o
50017347352_8cd7fd3752_o
50017352872_fbf4ed5b22_o
quadro Floriano 09
quadro Floriano 08
quadro Floriano 06
quadro Floriano 05
quadro Floriano 07
quadro Floriano 02
quadro Floriano 04
quadro Floriano 01
quadro Floriano 03
Exposição Ocupação Itajaí Criativa 2020
Nossas fotos 
Fachada Externa
Entrada
Entrada
Hall e Espaço expositivo
Hall e Espaço expositivo
Hall e Espaço expositivo
Hall e Espaço expositivo
Sala
Sala
Sala
Sala
Sala
Sala
Inauguração
Inauguração
Jazz para Ver Navios
Jazz para Ver Navios
Jazz para Ver Navios
Jazz para Ver Navios
Roda de Conversa
Roda de Conversa
Na Altura do Peito
Na Altura do Peito
Na Altura do Peito
Na Altura do Peito
Na Altura do Peito
Um Tom para Cantar com Susi Brito
Um Tom para Cantar com Susi Brito
Sling Dance
Yoga
Dois Amores e Um Bicho
Primeiro Milagre
Nego Dean
Rito Sumário
CaÊ
CaÊ

As Cores dos Barcos do Rio Itajaí Açú
Fotografia com telefone celular
Antonio Floriano

 

"Faz tempo que fotografo a construção de barcos de pesca de madeira nessas duas ribeiras de Itajaí e Navegantes. Publiquei, há muito tempo, um livro das carpintarias da ribeira. Nele, a forma dos barcos, sua montagem, suas cavernas, a luz e a sombra, muito me interessavam. Por ser de família de carpinteiros, e passeando nessas margens, desde criança, a intimidade dos cheiros, dos sons, da ambiência dos estaleiros são meu conforto. O barco é um animal sem patas.

Faz apenas uns três ou quatro anos que descobri as cores, as texturas, as linhas que compõe essa série de fotos. Tenho apenas o trabalho de chegar ao estaleiro, e percorrer com meus olhos, o dorso do costado dos barcos.

 

Na maioria das vezes, quando são puxados para reparo. Faço quadros com celular. São imagens tachistas, cubistas, surrealistas, surgem desses enquadramentos, para se tirar. Arte de um meio bruto, braçal. E acima de tudo, esses quadros são efêmeros. Pois inexoravelmente, dura um dia, uma hora, dez minutos, até se transformarem em outra. Coisa, outra imagem.


A  foto com telefone celular, na verdade, é a foto da atualidade, da velocidade e no caso dos barcos, da facilidade de se estar a seis metros de altura, num andaime de vinte centímetros, flexionado como numa corda bamba. Para se buscar a foto, a luz, a cor, com o pequeno celular. O resultado sempre me alegra, pois há uma fonte inesgotável de beleza, sobre um mesmo tema. Um mesmo corpo é como compor uma sinfonia com apenas sete notas musicais.

 
Título Pequeno
 
Nosso endereço

Quem somos

Assim como o corpo humano, uma cidade precisa de órgãos que respirem e oxigenem todo o seu organismo. Sem oxigênio injetado em nossos pulmões, não somos mais que manequins. Simulacros daquilo que poderíamos ter sido.

No coração da cidade, existia uma casa que não respirava. Suas janelas fechadas contrastavam com o movimento frenético das pessoas e dos carros em movimento. Itajaí Criativa - residência artística – ocupa o espaço da Casa Almeida e Voight para oferecer um sopro artístico para a cidade.

Um espaço aberto para o compartilhamento de produções artísticas. Um espaço aberto para a formação de novos artistas inquietos e que, entendendo a comunidade onde estão inseridos, dediquem-se para criar obras artísticas que dialoguem com o nosso tempo e as nossas necessidades enquanto cidadãos.

Um espaço aberto para a criação de bens e serviços em que o conhecimento, o capital intelectual e criativo sejam as bases para a construção de um mundo sustentável, sensível e com capacidade de gerar bem-estar, autoestima e qualidade de vida para nossa cidade.  

Teatro, música, artes plásticas, artesanato, moda, design, performances, intervenções urbanas, vídeo e cinema: Todas estas expressões poderão contar com este espaço que pretende ser agregador e inclusivo.

 

Nossos apoiadores

A Itajaí Criativa - residência artística é um espaço privado, mantido por iniciativa da Téspis Cia. de Teatro e com a colaboração de vários artistas da cidade de Itajaí.

Desde o início da ocupação da Casa Almeida & Voight, recebeu apoio das seguintes empresas:

Recebemos apoio na divulgação de: 

Em 2020, a Itajaí Criativa - residência artística recebe o projeto de ocupação com diversas atividades online GRATUITAS para o público. Este projeto é patrocinado por: 

 

Fale Conosco

itajaicriativa@gmail.com

(47) 9 9990-1516 

Ou entre em contato através do formulário

© 2016 por Max. Orgulhosamente criado com Wix.com

 
Sling Dance

Aulas de dança para mamães e bebês!